quinta-feira, 23 de julho de 2009

O que é Stop Motion?

Stopmotion - Movimento Parado, traduzindo ao pé da letra.
Essa é uma técnica bastante usada para fazer animações. A ideia é bem simples, cada ação é registrada quadro a quadro. Cada segundo deve ser composto por 24 quadros, ou seja, a cada segundo de vídeo são capturadas 24 imagens. Entre uma imagens e outra se faz um pequeno movimento e depois é só passar todas as imagens juntas naquela velocidade de 24 por segundo. E está pronta a ilusão do movimento.

Simples não é?

Bem, dá um trabalhão, mas o resultado é gratificante. Quem não gostava de assistir Pingu quando criança? Ou não cantou com o ratinho tomando banho de castelo Rá Tim Bum? Em ambos é utilizada a técnica de animação stopmotion em macinha de modelar. Essa técnica com macinhas é chamada também de claymotion (clay, em inglês, argila).

Ainda tem os Brickfilms, que são animações stopmotion com bonecos e blocos de LEGO.
Ah, e também dá para fazer animações com pessoas e objetos, alguns clipes já utilizaram essa técnica.

Há também alguns longas muito bons como a Noiva Cadáver e Fuga das Galinhas. E vários filmes clássicos antigos usaram do stopmotion para montar efeitos especiais, como KingKong (sim, o grande macaco era um boneco animado por stopmotion). Um longa brasileiro já está sendo montado, com estréia prevista para 2010, chamado Minhocas (o curta original do longa já foi postado no Aracajueiro, lembra?).

Vejam alguns vídeos de stopmotion:


Animação de The Last Laugh, a música é Chase, de Partyline


Animação My Animated World, de Jelle van Dun
Acesse o site do artista. Animação demorou 6 meses para ficar pronta!




Comercial feito pela Moo Studios



Um Bickfilm baseado filme Nos Tempos da Brilhantina


E para matar a saudades dos tempos de infância, aqui vai o ratinho no banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário